sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pente fino da Siemens na Alemanha apontou negócios sujos no Brasil

SIEMENS DETECTOU NEGÓCIOS SUJOS NO BRASIL E QUER TIRAR A PECHA DE SER UMA DAS MAIORES EMPRESAS CORRUPTORAS DO MUNDO

INICIATIVA DE PROCURAR O CADE PARTIU DA MATRIZ DA SIEMENS NA ALEMANHA E A TESE DE CONSPIRAÇÃO - DEFENDIDA PELO GOVERNO ALCKMIN E PARCELA DA MÍDIA PARTIDARIZADA (Estadão à frente) DE QUE FOI O PT E O CADE QUE PROMOVERAM ESTE ACORDO - CAI POR TERRA

UM BASTA NO SILÊNCIO QUE CONSENTE, DIZ SIEMENS
  • Como pode um governo alemão, fiador da grave crise econômica na Europa, exigir austeridade de vários países e, ao mesmo tempo, permitir que uma das maiores empresas alemãs, a Siemens, punida por corrupção em várias partes do mundo, mantivesse  negócios fraudulentos no Brasil, sem que houvesse uma apuração dos fatos? 
  • Como ficam  as demais empresas do cartel metroferroviário que mantiveram contratos nos últimos 17 anos com os governos de SP(gestões Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra) ,  e do Distrito Federal (gestões José Roberto Arruda e Joaquim Roriz)?
  • Como ficam os agentes públicos de SP envolvidos com este esquema de fraudes? Pedro Benvenuto, que repassou informações reservadas para o "consultor" Jorge Fagali Neto, após publicação de denúncia pela Folha, pediu demissão do cargo de secretário-executivo do Conselho de PPPs de SP (veja notícia abaixo).
  • As apurações do governo Alckmin são pra valer ou  jogo de cena?
Nota oficial da Siemens, matéria paga, mostra as razões de a empresa ter feito o acordo de leniência com o Cade.  Ocupando meia página do Estadão desta sexta-feira, logo abaixo das duas notícias sobre a criação da Rede, de Marina Silva 

Informe publicitário - Estadão - 27/09/2013 - Página A5
Denúncia da Siemens ao Cade abre uma nova  era de transparência corporativa no Brasil
Com sua colaboração nas investigações — em ação nos casos de contratos do setor metroferroviário —,  a empresa mostra na prática a aplicação de seu programa de compliance.
“Se más práticas  prejudicam a sociedade e a própria empresa, então não existe outra escolha possível  a não ser a aplicação irrestrita da política 
de tolerância zero”, afirma Fabio Selhorst, vice-presidente de Assuntos Jurídicos & Compliance da Siemens no Brasil.
Praticamente toda a direção foi trocada. Entraram executivos que defendem a ortodoxia da  ação ética e que conduziram um grande  pente-fino nos negócios da empresa, inclusive por meio de auditorias externas. Houve  mais de 250 demissões e 2 mil funcionários  receberam algum tipo de punição.
Ao encontrar indícios suficientes de más práticas no Brasil contra a livre competição no mercado,  por meio de formação de cartel no setor metroferroviário, a empresa delatou o  caso ao Cade, órgão que investiga no País  esse tipo de prática. 
Como o processo corre em sigilo, a Siemens foi autorizada apenas no dia 16 de agosto deste ano a confirmar a autoria das denúncias, após o caso ter sido divulgado pela imprensa. A companhia está colaborando com as investigações desde o início da apuração, já que deu origem a elas.
Para a Siemens, não há outra opção que não seja divulgar o que é descoberto para a autoridade competente. 
Pouco comum, a atitude no Brasil, seguindo exemplos já ocorridos em outros países, causou impacto na mídia e gerou especulações, na maior parte delas, incorretas. 
A Siemens acredita que, para uma sociedade mais transparente e ética, é necessário criar um ambiente limpo de negócios.
“A nossa ação está em sintonia com a mudança que todos desejamos rumo a uma sociedade transparente. Temos de dar um basta no silêncio que consente”, diz Fabio Selhorst.
A íntegra da nota oficial da Siemens neste link

EM VEZ DE COBRAR EXPLICAÇÕES DE CHEFE DO CADE, PSDB DEVERIA COBRAR EXPLICAÇÕES DE SUBORDINADOS DE ALCKMIN

Estadão - 26/09/2013
  • PSDB cobra explicação de chefe do Cade
  • Para petista, ‘relação com deputado não altera apuração’

CARTEL: CAIU O PRIMEIRO FUNCIONÁRIO TUCANO EM SÃO PAULO. E OS OUTROS?
Blog do Zé
Caiu o engenheiro Pedro Benvenuto, do cargo de secretário-executivo do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo do Estado
Ele deixa o cargo dois dias após a Folha de S.Paulo ter revelado que suspeitas recaem sobre ele, de ter repassado dados reservados de investimentos do metrô a uma empresa de consultoria. 
A empresa foi contratada e prestava serviços a grandes companhias que integraram o cartel nos transportes públicos metroferroviários tucanos

INICIALMENTE, PROCESSOS ABERTOS EM 2007 E 2008 PELO MP DE MUNIQUE E MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DOS EUA NÃO MENCIONARAM PAGAMENTO DE PROPINAS EM SÃO PAULO.

DESCOBERTO POSTERIORMENTE PELA MATRIZ ALEMÃ, NÃO RESTOU ALTERNATIVA À SIEMENS SENÃO FAZER O ACORDO DE LENIÊNCIA COM AUTORIDADES BRASILEIRAS, SOB PENA DE SANÇÕES MAIS SÉRIAS

O Globo - 10/08/2013
Processos contra Siemens revelam hábito de corromper
Ações citam pagamento de propinas pela empresa em 190 países
BERLIM — Os textos da acusação contra a Siemens do Ministério Público de Munique e do Ministério da Justiça dos Estados Unidos não mencionam o caso do pagamento de propinas em São Paulo, mas revelam como a corrupção fazia parte do modelo de negócios da gigantesca empresa alemã, que chegou a um acordo nos dois países. Isso tornou possível o arquivamento dos processos, em 2008, mediante o pagamento de multas no valor total de mais de um bilhão de euros.

Deutsche Welle - 30/04/2008
Escândalo de corrupção na Siemens é maior do que o suposto
Relatório de auditoria externa aponta evidências de práticas ilegais em várias divisões da empresa. Prejuízos com multas e processos judiciais já alcançam 1,8 bilhão de euros.

CONTRADIÇÃO NA REPRESENTAÇÃO DO PSDB DIANTE DE PROJETO DE RESOLUÇÃO, DE AUTORIA DO SENADOR ALOYSIO NUNES (PSDB-SP), APRESENTADO NESTA 5ª, QUE OBRIGA, SE APROVADO, DESCRIÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DE SABATINADOS PELO SENADO 

[Contradição na representação do PSDB: como o Regimento Interno do Senado não prevê atualmente a obrigatoriedade de se declarar em currículo todas as atividades de sabatinadas pelo Senado, inexiste omissão por parte do presidente do Cade. 
Inexiste também conflito ético, pois as denúncias de fraudes aconteceram a partir de 2008, 5 anos após ele ter assessorado em 2003 o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP), ora licenciado.
Em primeiro lugar,  a iniciativa pelo acordo de leniência partiu da própria Siemens, conforme nota publicada pela empresa nesta sexta-feira]

Agência Estado - 26/09/2013
PSDB representa na Procuradoria-Geral da República contra presidente do Cade
Conforme o Estado revelou, Vinícius Carvalho omitiu em seu currículo ter trabalhado com o deputado Simão Pedro, que apontou esquema de cartel no metrô de São Paulo.
Aloysio Nunes apresentou nesta quinta-feira também um projeto de resolução para alterar o Regimento Interno da Casa e obrigar a descrição das atividades profissionais exercidas pelo indicado "com a discriminação dos referidos períodos e, se for o caso, informações detalhadas quanto à nomeação, nos últimos quinze anos, para cargos de provimento em comissão e para função de confiança".







Nenhum comentário:

Postar um comentário